topo
linha2

Fotogaleria

 
Home » Crónicas e Artigos » Kitty Bale »  A burra e as moscas

 

 A burra e as moscas

Cá, coça-se a cabeça perante a estagnação sazonal do turismo. Na Terceira, entrou-se em pânico a semana passada porque a ilha está com dificuldades em desenvolver a actividade turística.

Nos Açores, o Inverno dói. Depois do retorno a casa dos emigrantes que vieram cá passar as festas de fim de ano em família, não chega muita gente de fora até à Primavera.
Não é que o destino Açores não seja apetecível. Nas Comunidades, apetece sempre, e muito, mas as passagens são caríssimas. Em lugar de voltar aos Açores, muitos emigrantes já escolhem fazer férias com tudo incluído nas Caraíbas ou na América do Sul pelo preço de uma passagem na SATA.

Votam com a carteira no Inverno e já passaram a votar com a carteira no Verão também, e quem pode culpá-los? Muitos vivem o ano inteiro com as saudades às costas, fazendo sacrifícios até poder juntar dinheiro suficiente para vir cá, e quando chegam, são "moscas de Verão".

Excepto talvez a descrição de "estrangeira burra" com que convivo já há dois anos,não conheço uma alcunha mais feia e insultuosa . Falar assim é fazer mesmo pouco da coragem e da garra necessárias para emigrar e construir uma vida nova em terras longínquas.

Ser emigrante é ousar desafiar-se a si próprio, é tornar o medo do desconhecido em força motriz, é lutar cada dia para ser aceite pelo país de acolhimento e, para muitos açorianos espalhados pelo mundo, é finalmente conseguir construir uma vida melhor lá do que cá.

Enquanto bocas maldosas cospem ressentimento, esquece-se do potencial económico da Diáspora. Mas antes de agarrar-se como sanguessugas à carteira do emigrante, talvez o mínimo que o arquipélago pode fazer é tratá-lo com o respeito que merece.

E depois, permanece o assunto já muito debatido do preço das passagens por resolver porque, "com vinagre não se apanham moscas". Nem no Inverno, nem no Verão.

Kitty Bale é jornalista "importada", residente em Ponta Delgada desde Dezembro 2008.
quazorean@gmail.com

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

  Voltar para Crónicas e Artigos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007